BUSCAPÉ

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Benefícios dos Alimentos Fermentados


Os alimentos fermentados começaram a desaparecer de nossas dietas. Os picles e os chucrutes modernos são feitos com vinagre em vez do método tradicional de lacto-fermentação com sal.
O pão e as massas são feitos com fermento comercial, em vez de ser naturalmente fermentados com fermento natural – massa de mãe. O vinho, a cerveja e o queijo são pasteurizados, por isso matam todas as bactérias boas, que tão desesperadamente são necessárias para manter a saúde.
Existem muitas vantagens de voltar às formas tradicionais de nossos antepassados, e comer mais alimentos fermentados, como as seguintes:
  • Alimentos fermentados melhoram a digestão, é como digeri-los parcialmente antes de consumi-los.
  • Alimentos fermentados restauram o equilíbrio de bactérias no intestino, especialmente benéfico se você sofre de intolerância à lactose, intolerância ao glúten, constipação, síndrome do intestino irritável, infecções por fungos, alergias e asma, os quais estão relacionados com a falta de bactérias benéficas no intestino.
  • Os alimentos crus, fermentados são ricos em enzimas, e o corpo necessita das enzimas para digerir adequadamente, absorver e fazer uso pleno de sua alimentação. À medida que se envelhece, o fornecimento de enzimas diminui no corpo, e você precisa substituí-los para desfrutar de uma vida mais longa e saudável.
  • A fermentação dos alimentos, na verdade, aumenta o teor em vitaminas; os produtos lácteos fermentados revelam um aumento do nível de ácido fólico, que é crítico para a produção de bebêê saudáveis assim como a piridoxina, riboflavina, vitamina B e biotina dependendo das estirpes de bactérias presentes.
  • Comer alimentos fermentados, ajuda a absorver os nutrientes que você está consumindo; ajuda a melhorar a digestão e melhora a absorção.
  • A fermentação dos alimentos ajuda a conservar por longos períodos de tempo; o kefir e o iogurte duram muito mais tempo. O chucrute e os picles vão se manter por vários meses. E se você tem um lote enorme de produtos em seu jardim que você não sabe como usar – é fermentar!
  • A fermentação é de baixo custo, e melhora o sabor dos alimentos

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Alimentos para o Aumento de Peso


Muitas pessoas sofrem de baixo peso e têm dificuldade para ganhar peso devido a vários fatores como genética, circunstâncias ou mesmo sua personalidade inquieta. Ser extremamente magra significa ter um sistema imunológico mais debilitado e também a composição do cabelo, unhas, dentes e pele ficam prejudicados.

Querer engordar não é sinônimo de comer tudo o que aparecer pela frente. Trata-se de engordar de maneira saudável. O ideal é fazer pequenas refeições ao longo do dia, selecionando alimentos que alocam mais calorias. Não se esqueça de que para formar músculos se requer um aumento da proteína.
As proteínas de maior qualidade são as de origem animal. Assegure-se que sejam baixas em gordura uma vez que, de outro modo, pode aumentar o nível de colesterol. Recomenda-se que cada refeição inclua uma fonte de proteína. Destacamos aqui alimentos como ovos, leite desnatado e derivados, carne magra, peixe e frutos do mar, frango e peru sem pele, salsicha light e presunto de peru.
Também são recomendados alimentos de origem vegetal com grande número de proteínas, tais como legumes (como grão de bico, lentilhas e feijões de soja) ou nozes.

As gorduras saudáveis não podem faltar no menu. Essas gorduras, que são de origem vegetal, ajudam a aumentar as calorias de forma saudável. Encontramos aqui as mencionadas nozes, como lanches e combinadas com frutas secas, óleos e molhos em saladas, pratos com abacate, batidos com nozes ou sanduíche com abacate e azeitonas.
É aconselhável consumir proteína de alta qualidade, tais como ovos e leite no horário da manhã já que favorecem o aumento da massa muscular. Evite bebidas sem calorias e beba sucos de frutas ou batidos com leite. O que você deve evitar é beber muito líquido com as refeições, pois isso pode facilmente tirar o seu apetite.
O mais importante, é que se deve fazer uma organização, do que irá ser consumido nesse dia. Refeições principais devem ter um volume adequado, mas devem conter uma quantidade maior de calorias, como já mencionado acima. Por exemplo, o arroz ou a massa que contenham mais óleo de oliva.
Se você não sente fome, existem alguns alimentos que abrem o apetite, como frutas com o estômago vazio.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Antibióticos Caseiros


Existem frutas e verduras que constituem não apenas uma verdadeira defesa contra as infecções, mas também combatem os resfriados e aliviam outras doenças relacionadas.   
Portanto, são considerados verdadeiros antibióticos caseiros.
Antibióticos CaseirosO importante é que não produzem efeitos colaterais sérios sobre o organismo como poderiam causar os antibióticos sintéticos comerciais, mas podem nos ajudar a reforçar as nossas defesas e manter uma boa saúde.
Também podem ser elaboradas no conforto de casa, com elementos naturais que estão disponíveis para todos.
Aqui estão alguns alimentos que misturados com sucos potencializam seus efeitos curativos e antibacterianos.

Alho
É considerado um elemento antibacteriano por excelência e que, também, melhora a circulação e reduz a pressão arterial e colesterol alto.
  • Inflamação das amígdalas

Ingredientes:
  • 1 rabanete maduro
  • 3 pedaços de abacaxi
  • 2 dentes de alho

Preparação:
Lave, descasque e corte em pedaços todos os ingredientes. Em seguida, coloque-os em um liquidificador e bata por alguns segundos. Beba diariamente, de preferência de manhã, até que a inflamação das amígdalas desapareça.

  • Garganta irritada

Ingredientes:
  • 1 cebola vermelha
  • 1 ramo de salsa
  • 1 dente de alho

Preparação:
Lave os ingredientes. Corte a cebola em pedaços e descasque o alho. Em seguida, coloque todos os ingredientes no liquidificador. Bata por alguns instantes. Beba um copo por dia até não sentir mais a irritação.

sábado, 3 de novembro de 2012

Os Benefícios da Banana


A banana contém 3 açúcares naturais: Sucrose, frutose e glicose que combinada com fibras, te dá um substancial aumento de energia. Pesquisas provaram que apenas duas bananas te dão energia o suficiente para um exercício intenso de 90 minutos. Não é a toa que a banana é a fruta número um e preferida de todos os atletas no mundo. Mas a energia não é apenas o único benefício, ela te ajuda a prevenir um numero substancial de doenças, fazendo com que ela tenha que fazer parte de sua alimentação.

Depressão: De acordo com uma recente pesquisa feita com pessoas que sofrem de depressão, muitos se sentiram melhores depois de comer banana. Isso por causa do triptofano, um tipo de proteína que o corpo converte em serotonina, que é conhecida por fazer você relaxar e melhora seu humor, fazendo com que fique mais alegre.

Anemia: Rica em ferro, a banana pode estimular a produção de hemoglobina no sangue que ajuda no caso de anemia.

Pressão Arterial: Por se altamente rica em potássio, portanto baixa quantidade de sódio, ela é a fruta para se combater a pressão alta

Constipação: Rica em fibras, se incluir banana na sua dieta, pode ajudar a equilibrar o intestino sem ser necessário o uso de laxantes.

Ressaca: Uma das formas mais rápidas de curar uma ressaca é fazer um milkshake de banana adoçado com mel. A banana acalma o estomago e com a ajuda do mel recupera o nível de açúcar no sangue enquanto que o leite acalma o estômago e hidrata o corpo.

Azia: A banana tem um efeito antiácido natural no organismo, então quando estiver com azia, tente comer banana que ela ajudará a amenizar o mal estar.

Picada de inseto: Antes de tentar uma pomada específica, tente esfregar a parte interna da casca da banana na picada. Muitas pessoas ficaram surpresas com o efeito de reduzir o inchaço e a irritação do local usando deste artifício.

Nervos: Banana é rica em vitamina B que ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Stress no trabalho e Obesidade: Estudos de um Instituto de Psicologia na Áustria descobriram que a pressão e o stress causados pelo trabalho levavam as pessoas a buscar conforto em doces altamente calóricos como o chocolate. Olhando-se para 5000 pacientes nos hospitais, os pesquisadores descobriram que a grande maioria dos obesos eram as pessoas que trabalhavam sobre pressão. Para se evitar a vontade de comer doces, nós precisamos controlar o nível de açúcar no sangue, comendo alimentos ricos em carboidratos a cada 2 horas e a banana é perfeita para isso.

Fumo: A banana também ajuda as pessoas que estão tentando parar de fumar. A vitamina B6 e B12 contidas na banana juntamente com o potássio e o magnésio ajuda o corpo a se recuperar dos efeitos da falta de nicotina que as pessoas que tentam parar de fumar sentem.


Portanto, a banana é realmente um remédio natural para várias doenças. Quando você a compara com uma maça, ela tem 4 vezes mais proteínas, 2 vezes mais carboidratos, 3 vezes mais fósforo, 5 vezes mais vitamina A e ferro e o dobro de outros minerais e vitaminas. Também é rica em potássio, sendo uma das melhores fontes deste juntamente com o melão.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Os Benefícios da Granola

 
Muita gente consome granola, porém desconhece sua composição e quais benefícios ela tem a oferecer para a saúde. A granola é uma mistura de ingredientes composta por uma grande variedade de grãos e outros elementos, como cereais (cevada, aveia, farelo e gérmen de trigo, flocos de milho, de arroz ou trigo e linhaça), castanhas (castanha de caju, amendoim e castanha-do-pará) e frutas secas (uva, banana e maçã).

Como não há uma receita específica que defina a composição da granola, ela pode ser encontrada em diversas versões e sabores. Saudável e saborosa pode ser consumida pura, com leite, iogurte, com frutas, açaí ou qualquer outro acompanhamento.
  
A grande vantagem da granola é ser composta por um mix de cereais que contêm muita fibra e outros componentes importantes para o equilíbrio do organismo e para a regulação da função intestinal.

O resultado disso, é a melhora dos casos de prisão de ventre, redução do colesterol e da incidência de câncer no intestino.

Sem contar que o bom funcionamento do intestino dá mais disposição e se reflete na pele, que fica mais bonita. A granola também é uma aliada na luta contra o envelhecimento, já que os minerais presentes, em especial selênio e zinco, são antioxidantes e ajudam a manter as células sempre jovens.

Entretanto, apenas o consumo regular da granola não é suficiente para ter bons resultados. Ela deve fazer parte de uma dieta completa e equilibrada e ser uma das opções de alimentos saudáveis de um cardápio variado.

Vale lembrar ainda que ao incluir a granola na dieta, é preciso aumentar o consumo de água. É que o processo de digestão das fibras contidas na mistura consome bastante boa quantidade de líquido do organismo e, se o corpo não estiver bem hidratado, o intestino pode ficar preso.
  
Granola engorda?

Se você exagerar na quantidade, a granola pode engordar, sim. Principalmente se optar por uma versão com açúcar. Uma porção equivalente a meia xícara de chá de granola tem cerca de 160 calorias. Na granola light ou diet, o valor calórico não muda muito. Portanto, o melhor mesmo é consumir com moderação. De qualquer forma, ela é muito bem-vinda na dieta.


terça-feira, 2 de outubro de 2012

Os Benefícios do Abacaxi


Não é por acaso que o Abacaxi é considerado “O Rei dos Frutos”, por ser rico em Vitaminas e Minerais, o Abacaxi oferece muitos benefícios a nossa saúde.  O Abacaxi é conhecido e adorado no mundo todo, mas poucos conhecem realmente os Benefícios do Abacaxi e suas Propriedades Medicinais.

O Abacaxi ou Ananás é uma fruta da Família das bromeliáceas. O Abacaxi possui em sua composição a enzima bromelina, utilizada em muitos medicamentos como anti-inflamatórios, digestivos e xaropes expectorantes.
A Bromelina está presente em todas as partes do Abacaxi, porém é encontrada em maior quantidade no caule do Abacaxi.

Para usufruir dos Benefícios do Abacaxi você deve consumir a fruta regularmente. O consumo pode ser feito in natura, em forma de sucos, doces e também em receitas culinárias. Um dos sucos mais populares no verão é o Suco de Abacaxi com Hortelã. Veja abaixo a Composição Nutricional e os Benefícios Medicinais do Abacaxi.

Benefícios:

  • Fortalece os Ossos
  • Reduz os níveis de Colesterol
  • Auxilia na Digestão
  • Auxilia no Tratamento da Sinusite
  • Auxilia no Tratamento da Bronquite
  • Auxilia no Tratamento da Tosse
  • Reduz os Riscos de Formação de Coágulos Sanguíneos
  • Ajuda a Emagrecer
  • Acelera a Cicatrização dos Tecidos
  • É um excelente Anti-inflamatório
  • Diurético – Excelente para quem retém muito Líquido
  • Combate a Hipertensão Arterial
  • Ajuda a eliminar cálculos renais
  • Combate a Anemia – Devido sua acidez, O Abacaxi favorece a absorção do ferro
  • Ajuda a Normalizar a Flora Intestinal
  • Bom para quem tem prisão de ventre

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Benefícios do óleo de cártamo: mito ou fato?


 

Apesar da promessa de emagrecimento e melhora do perfil metabólico, alegações de benefícios para a saúde associados ao consumo do óleo ainda necessitam de comprovações científicas.

Os óleos vegetais ganharam recentemente as prateleiras das farmácias e têm se destacado em sites especializados na internet. Sob a forma de cápsulas, as promessas para quem os consome vão desde a aceleração do metabolismo das gorduras, atenuação de processos inflamatórios, controle nos níveis de colesterol e açúcar no sangue até a promoção do emagrecimento. Entre os óleos, o de cártamo parece ser o preferido dos consumidores na atualidade.

O cártamo é uma planta rústica resistente a climas secos, cultivado em diversos países em solos áridos ou semiáridos. De origem asiática, a planta foi muito utilizada para tingir a seda. O óleo da semente do cártamo tem uso culinário. Em termos nutricionais, apresenta um alto teor de ácidos graxos poli-insaturados, especialmente de ácido linoleico, que corresponde a 74% do conteúdo total. Apresenta ainda altos níveis de antioxidantes, como polifenois e tocoferol.

As investigações acerca dos efeitos metabólicos do óleo de cártamo ainda são escassas e em sua maioria realizadas com animais. Uma das poucas pesquisas com humanos que foi realizada, suplementou 55 mulheres obesas na pós-menopausa e portadoras de diabetes mellitus tipo 2, com 8g de óleo de cártamo por dia, durante 36 semanas. O óleo de cártamo não teve nenhum efeito sobre o IMC ou a massa adiposa total, mas reduziu a massa adiposa do tronco e promoveu um aumento da massa magra. Além disso, o grupo que recebeu o óleo de cártamo reduziu significativamente a glicemia de jejum e aumentou os níveis de adiponectina.
Em uma pesquisa semelhante (35 mulheres obesas suplementadas com 8g de óleo de cártamo por dia, durante 16 semanas), foi identificada uma diminuição significante nos níveis de hemoglobina glicada e proteína C reativa. Além disso, houve um aumento nos níveis de HDL-colesterol.

Os mecanismos de ação ainda não estão completamente elucidados. E com relação à segurança e ao risco de toxidade deste óleo, uma pesquisa revelou que o consumo de 10,8g de óleo de cártamo por dia durante 12 semanas não produziu alterações na função hepática. Análises dos parâmetros sanguíneos (bilirrubina e células da série branca e vermelha) também não apresentaram alterações significantes. Apesar disto, 30% dos voluntários relataram efeitos adversos, entre eles diarreia, dor abdominal, humor deprimido, febre, dores de cabeça, inflamação nasal e adenoidite.

Com base nestes resultados, ainda é prematura a afirmação dos reais benefícios para a saúde associados à suplementação com óleo de cártamo. Ainda são necessárias novas pesquisas comprovando sua ação sobre o metabolismo energético e controle do peso corporal.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O que é Bom Colesterol e Mau Colesterol?


 Colesterol é uma gordura sanguínea presente no organismo dos seres humanos, e é essencial para o bom funcionamento do mesmo, ele divide-se em duas partes: uma tem origem na alimentação e a outra é produzida pelo fígado. O colesterol é um dos componentes na formação das membranas das células, e participa da síntese dos hormônios.
Quando consumido em excesso, o colesterol se deposita nas paredes das artérias, que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos, dependendo de onde o colesterol ficar acumulado, ele pode levar o indivíduo a ter dor no peito, infarto e até acidente vascular cerebral, também chamado de derrame.
O Bom Colesterol é o HDL, que retira o colesterol das artérias, facilitando sua eliminação do organismo, e estudos comprovam que altas concentrações do bom colesterol no sangue estão associadas a um menor risco de ataques cardíacos. O mau colesterol é o LDL, que é o responsável por transportar o colesterol do fígado, até as células de vários outros tecidos, trazendo vários danos aos vasos sanguíneos. O LDL é diretamente relacionado as doenças cardíacas.
A alimentação rica em produtos de origem animal e gordura saturada, sedentarismo, o fumo, o stress, fatores genéticos e a obesidade são determinantes para o aumento do colesterol sanguíneo. Para evitar o aumento do colesterol ruim é ideal eliminar do cardápio as frituras, reduzir o sal, evitar o cigarro e bebidas alcoólicas e praticar atividades físicas.

domingo, 2 de setembro de 2012

Azeite de Oliva: benefícios para Saúde


NO ESTÔMAGO
Pesquisadores da Universidade de Valme, na Espanha, observaram que o azeite de oliva contém substâncias com efeito bactericida, capazes de combater a Helicobacter pylori, microrganismo por trás da gastrite. O achado foi publicado recentemente no Journal of Agricultural and Food Chemistry, um importante periódico científico americano.

ABAIXO A DOR
Cientistas do Instituto Monell, nos Estados Unidos, encontraram no azeite uma molécula que inibe a atividade de enzimas envolvidas em inflamações. É o oleocanthal, um composto de ação idêntica à de analgésicos e que, portanto, é infalível contra as dores. Então, é provável que o consumo regular ofereça alívio para os que sofrem de dores crônicas.

PARA OS OSSOS
Ele também ajudaria a afastar a osteoporose. Pesquisadores da Universidade de Jáen, na Espanha, notaram que o consumo de azeite está associado à menor incidência de fraturas. Embora o efeito tenha sido demonstrado em um grupo de 334 voluntários, falta elucidar a substancia em questão.

CONTRA TUMORES
Um trabalho publicado há pouco na revista da Sociedade Européia de Oncologia mostra que a gordura monoinsaturada do óleo de oliva diminui o risco do câncer de cólon. Pesquisas anteriores já apontaram a ação preventiva em outros tumores, como o de mama.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Dez passos de uma alimentação saudável para diabéticos


Distribua os alimentos em 5 a 6 refeições;
Estabeleça horário para as refeições;
Evite os açúcares;
Diminua o consumo de gordura:
a.       Dê preferência a: leite desnatado, queijos brancos, carnes magras, alimentos preparados com pouco óleo;
b.      Evite frituras;
c.       Use pouca quantidade de margarina, manteiga e requeijão.
Evite os alimentos salgados. Eles podem aumentar a pressão arterial:
a.       Diminua o sal de cozinha;
b.      Use temperos naturais;
c.       Evite alimentos industrializados.
Prefira alimentos ricos em fibras:
a.       Frutas com casca ou bagaço;
b.      Verduras;
c.       Feijão (leguminosas);
d.      Arroz integral;
e.       Pão integral, aveia em flocos, etc.
Consuma variados tipos de frutas e verduras: use sempre aqueles de cor intensa, como os verde-escuros e amarelos;
Evite bebida alcoólica;
Beba água: 10 copos por dia;
10 Uma alimentação saudável e exercícios físicos vão lhe proporcionar peso mais adequado, além de ajudar no controle do diabetes. Converse com o médico para escolher a atividade física mais adequada para você.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

ANEMIA FERROPRIVA, O que Comer?



PREFERIR:
  • Vísceras: fígado, rim, coração, moela, língua de vaca;
  • Sangue de boi e de galinha cozidos;
  • Carne bovina, aves, peixes e ovos;
  • Feijão preto, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja;
  •  Quiabo, jiló, beterraba (tubérculos e folhas), espinafre;
  •   Inhame, aveia;
  • Jenipapo, figo, ameixa, uva passa, açúcar mascavo, melado, banana-passa, açaí;
  •  Alimentos ricos em ferro junto a alimentos ricos em vitamina C como limão, laranja, caju, acerola, abacaxi, tangerina, morango, em forma de suco, nas principais refeições ou regue os alimentos ricos em ferro com gotas de limão;
  EVITAR:
  • Alimentos ricos em ferro junto a alimentos ricos em cálcio (leite e derivados);
  • Chá preto, chá mate, café, álcool, refrigerantes do tipo cola nas refeições;